As longas férias de verão terminam. Em setembro as escolas iniciam o 2º semestre, é um período de vários eventos como a gincana esportiva, o festival escolar, etc.
O dia 1o. de setembro é o dia da prevenção contra o fogo. Desde 1923, com o grande incêndio de Tokyo, realizam-se treinamentos de evacuação em escolas, estabelecimentos públicos, empresas e bairros de todo o Japão.
Setembro, também é o mês dos taifus, ocasionando quedas de árvores, enchentes e danificando plantações. Quando um grande taifu se aproxima do Japão, informações contínuas são anunciadas nas TVs e rádios, como a sua trajetoria, velocidade do vento, e a pluviosidade.
Até a metade do mês a alta pressão atmosférica vinda do Oceano Pacifico ainda é muito forte. Faz muito calor mesmo no final do verão, mas em meados de setembro, na parte da manhã e a noite, a temperatura fica mais amena, fazendo lembrar o outono.
Nessa época do ano, chamam a lua cheia de Chushu no Meigetsu, antigamente os japoneses apreciavam a lua cheia (tsukimi) , pois a lua cheia mais bonita, era a do meio do ano. O tsukimi é a forma de apreciar a beleza da lua oferecendo tsukimi-dango (bolinho de farinha de arroz cozido a vapor), susuki (espécie de graminea), uvas, kuri (castanha) e frutas da epoca. (No Macdonalds temos o Tsukimi Burger)
O dia 18 de setembro é o dia do “respeito aos idosos”, é o dia de agradecimento a eles. Dia 23 é o dia do “equinocio de outono”, a partir desse dia as noites ficam cada vez mais longas.